O porto é considerado o maior e mais importante do país no período helenístico. Entre os achados estão duas grandes pedras que foram incorporados ao cais e usados para garantir embarcações à vela.
As atuais escavações em curso por parte da Autoridade Israelense de Antiguidades no sopé do paredão sul de Acre (Akko), como parte do projeto de conservação, expuseram as instalações que pertencenram a um porto utilizado na cidade no período helenístico (3 e 2 séculos aC) e foi o porto mais importante em Israel naquela época.
De acordo com Kobi Sharvit, diretor da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, "Entre as descobertas estão as grandes pedras de amarração que foram incorporadas ao cais e foram usadas para proteger os navios à vela que ancoravam no porto 2300 anos atrás.
O fundo do antigo porto foi exposto na base das instalações. Encontram-se pedras de amarração assim como milhares de fragmentos de vasos de cerâmica, entre os quais dezenas de navios intactos e objetos metálicos. A identificação preliminar dos vasos de cerâmica indica que muitos deles vêm de ilhas do Mar Egeu, incluindo Knidos, Rodes, Kos e outras, bem como cidades portuárias localizadas ao longo da costa do Mediterrâneo.
Estes achados constituem sólidas evidências arqueológicas sobre a localização do porto helenístico e, talvez, o porto militar.
No entanto, naquelas seções do porto que se estendem em direção ao mar e do porto moderno, a escavação vai continuar na tentativa de conhecer a extensão do antigo porto, e para tentar esclarecer se existe uma ligação entre a destruição do porto e da destruição causada por Ptolomeu em 312 aC, causada pela revolta dos Hasmoneus em 167 aC ou por algum outro evento.
_____
FONTE: Portal de Notícias CREIO
Comentar Pelo Facebook